domingo, 20 de agosto de 2017

Em que consiste a teoria poliédrica da empresa?

Alberto Asquini, percebendo a dificuldade em sintetizar o conceito de empresa, desenvolveu sua Teoria Poliédrica concebendo quatro distintos perfis, cada um possuindo aspectos peculiares, quais sejam:
a) Perfil subjetivo - analisa a empresa sob enfoque do SUJEITO que exerce tal atividade, isto é, a pessoa natural (empresário individual) ou pessoa jurídica (sociedade empresária) que exerce atividade empresarial.
b) Perfil funcional - está focado na dinâmica empresarial, ou seja, uma força particular em movimento, em seu cotidiano enquanto atividade de negócios.
c) Perfil corporativo ou institucional - debruça-se sobre todos os colaboradores da empresa. O empresário e seus empregados formam um núcleo social organizado, em função de um objetivo comum, no qual se fundem fins individuais do empresário e dos colaboradores singulares do melhor resultado econômico da produção. Tendo em vista que os colaboradores da empresa estão submetidos às regras de Direito do Trabalho, a doutrina costuma reduzir esta teoria poliédrica para a Teoria Triédrica.
d) Perfil patrimonial ou objetivo  - consiste no estudo sobre o conjunto de bens utilizado no desemprenho da atividade empresarial, todos os bens que instrumentalizam a vida negocial. Assim, surge um patrimônio especial distinto para o fim empresarial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário